terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como preparar o formol de uso tamponado

Loraine Ormond Coelho (*) e Roberto Alfonso Arcuri

Em outra postagem (21/09/2010) expliquei como preparar o formol de uso para fixar órgãos e tecidos.

Uma solução tampão é aquela que possui um pH constante. Para fixar os tecidos humanos é necessário que o fixador tenha um pH de 7,2 a 7,4, que é o valor do pH do sangue. Isto evita que uma solução ácida ou alcalina venha alterar os tecidos e prejudicar futuros estudos, especialmente os de imuno-histoquímica e de biologia molecular.

O formol tamponado de uso é aquele já explicado com um percentual de formaldeído variável entre 3,7 e 4,0% com pH estável em 7,4.

Fórmula para o preparo de 10 litros de formol de uso tamponado:

1. Diluir 65g de fosfato de sódio dibásico anidro em 4,5 litros de água filtrada (não é necessário utilizar água destilada).
2. Diluir 40g de fosfato de sódio monobásico monohidratado em 4,5 litros de água filtrada (não é necessário utilizar água destilada).
3. Juntar as duas soluções.
4. Acrescentar um litro de formol comercial a 37% ou 40%.

(*) Bióloga e gerente de produção de O Aleph

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se fizeram alguma pesquisa ou se tem algum artigo onde compara a fixação com o formol tamponado usando água destilada e água da torneira. Pois a literatura recomenda água destilada. E sabemos que nossa água corrente é composta de impureza, onde podemos constatar pela coloração da água.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria saber qual a validade indicada para o formol 10% tamponado obtido a partir da diluição do formol 37%
    Grato
    Att
    Carlos

    ResponderExcluir