sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Resumo de trabalho publicado no Diagn Cytopathol 2009

Treacy A; Reynolds J; Kay EW; Leader M; Grace A
Department of Pathology, Royal College of Surgeons in Ireland, Education and Research Centre, Beaumont Hospital, Dublin 9, Ireland. anntreacy@mac.com

Has the ThinPrep method of cervical screening maintained its improvement over conventional smears in terms of specimen adequacy?

Diagn Cytopathol;37(4):239-40, 2009 Apr.

A citologia em meio líquido (CML) substituiu, nos últimos anos, a avaliação com o esfregaço convencional em muitos centros. Em nosso laboratório, esta transferência se deu em 1999. Naquele tempo, realizamos um estudo de amostras separadas comparando o método convencional de avaliação do esfregaço cervical com o sistema ThinPrep. Este estudo identificou uma melhora dramática na adequação da amostra com CML. Enquanto 11% das preparações convencionais foram informadas como insatisfatórias e quase 9% foram informadas como subótimas, a avaliação dos mesmos casos usando CML mostrou esta figura combinada reduzida a 2,3%.

Objetivo

Avaliar se esta redução de esfregaços insatisfatórios tem sido mantida com o uso da CML.

Foram resgatados os dados de arquivo de todos os esfregaços informados durante 2005 (100% CML). O número de informes insatisfatórios foi calculado. Foram identificadas em cada caso as razões do informe insatisfatório. A taxa geral de insatisfatórios foi comparada com a descrita no estudo de amostras separadas de 1999. Um total de 41.312 testes foi informado em 2005. Foram informados como insatisfatórios 1342 casos (3,25%). Nossos achados sustentam os valores em curso de CML, em uma rotina laboratorial de rastreio cervical, em termos de manter uma baixa taxa de casos insatisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário