Postado pela Dra. Elizabeth de Carvalho Alves*
The Bethesda System for reporting thyroid cytopathology
Cibas ES,1 Ali SZ.2
From the Departments of Pathology, 1Brigham and Women’s Hospital and Harvard Medical School, Boston, MA; and 2The Johns Hopkins Medical Institutions, Baltimore, MD.
Am J Clin Pathol 2009;132:658-665
Para dar um determinado tratamento à terminologia e outros resultados relacionados à punção aspirativa com agulha fina (PAAF) da tireóide, o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos de Norte América (NCI) patrocinou a Conferência da Situação Científica da PAAF da Tireóide do NCI.
As conclusões, visando os termos e os critérios morfológicos do encontro do NCI, conduziram ao Projeto do Atlas Bethesda da Tireóide, que forma uma estrutura para o Sistema Bethesda para Relatos da Citopatologia da Tireóide (TBSRTC). Para maior clareza de comunicação, o sistema recomenda que cada relatório comece com 1 a 6 categorias de diagnóstico geral. Os participantes do projeto esperam que a adoção desta estrutura flexível facilite a comunicação entre os citopatologistas, endocrinologistas, cirurgiões, radiologistas e outros profissionais envolvidos; facilite ainda a correlação cito-histopatológica das doenças tireoidianas e as pesquisas em epidemiologia, biologia molecular, patologia e diagnóstico das doenças da tireóide. Irá permitir também uma maior facilidade e confiabilidade entre os dados de diferentes laboratórios, em estudos colaborativos nacionais ou internacionais.
-------------------------------------------------------
* Médica especialista em citopatologia e em patologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia e pela Sociedade Brasileira de Patologia. Formou-se pela Escola Médica do Rio de Janeiro da Universidade Gama Filho. Com pós-graduação em anatomia patológica no Instituto de Patologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, chefiou o serviço de anatomia patológica do Hospital Mário Kroeff, no Rio de Janeiro. Atualmente é a responsável técnica de O Aleph e sócia fundadora do laboratório.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ela é muito conhecida no mundo da citopatologia e já li muitos artigos dela porque são muito interessantes.
ResponderExcluir